
VIZINHANÇA SOLIDÁRIA
No dia 20/04/2023 realizamos no CEI um encontro com a Polícia Militar, onde fomos orientadas juntamente com a comunidade local e o grupo da Vizinhança
A Ação Social São Mateus situada à Rua Ângelo de Cândia n 1220, no bairro de São Mateus, cidade de São Paulo, foi convidada pela Diretoria Regional de Educação de São Mateus no início de 2013 a assumir o antigo prédio do CEI Direto Jardim Nove de Julho, por mérito em prestar um bom atendimento às crianças e famílias da cidade de São Paulo. No dia 25 de fevereiro de 2013 foi celebrado mais um convênio com a Secretaria Municipal de Educação com a Organização Ação Social São Mateus assumindo assim mais um núcleo nomeado CEI Monteiro Lobato sito à Rua Gomes de Melo, nº 80, bairro Jardim Nove de Julho, distrito de São Mateus que veio a contribuir com a comunidade local para assim atender mais crianças da demanda dando início ao processo de implantação. Iniciamos as atividades no dia 13 de maio de 2013, a princípio atendendo 145 crianças de 0 à 3 anos , sendo 57 bebês e 88 crianças. Em 2015 renovamos o convênio com validade até janeiro de 2018 atendendo 151 crianças de 0 a 3 anos, sendo 48 bebês e 103 crianças.
Veja um pouquinho da nossa história!
Projeto: Leitura
Nós do CEI Monteiro Lobato buscamos diariamente resgatar o interesse das crianças pela leitura e para estimular, promovemos momentos de ludicidade, encantamento e descobertas através de história.
As professoras diversificam esses momentos, através de tendas, leitura ao ar livre, etc, resultando num espaço para instigar a criatividade de uma forma acolhedora e prazerosa para nossos bebês e crianças.
Diante das propostas, nossos objetivos são:
– Interagir com o livro de maneira prazerosa, manuseando-o para explorá-lo, reconhecendo-o como fonte de múltiplas informações e entretenimento;
-Ter prazer em ouvir a leitura em voz alta, valorizando essa situação;
– Envolver-se nas conversas sobre a leitura, compartilhando impressões sobre a beleza e/ou o impacto das imagens, estabelecendo relações entre texto e ilustração, manifestando sentimentos, experiências, ideias e opiniões, definindo preferências e construindo critérios próprios para selecionar o que irão ler;
– Ampliar os próprios conhecimentos acerca de gêneros, autores, ilustradores e coleções a fim de estabelecer preferências e critérios próprios de escolha de livros;
-Participar de situações de leitura compartilhada, acompanhando com o exemplar nas mãos, a leitura que está sendo realizada pelo professor;
-Participar de momentos de leitura autônoma, selecionando o livro que deseja ler, ainda que não saiba ler convencionalmente;
PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL:
É na infância que os hábitos alimentares são formados, esses hábitos podem repercutir positiva ou negativamente na vida adulta das crianças. Deste modo faz-se necessário desenvolver intervenções que visem promover educação alimentar e nutricional a fim de estimular bons hábitos alimentares nas crianças e informar os pais ou responsáveis quanto aos benefícios de uma alimentação adequada para o desenvolvimento pleno na infância.
OBJETIVO GERAL:
Garantir e possibilitar ações educativas relacionadas à área nutricional, beneficiando as crianças e sua família, na medida em que visa criar hábitos alimentares saudáveis para ambos.
JUSTIFICATIVA:
O Projeto de Alimentação deve ter sua visão ampliada como instrumento pedagógico com múltiplas possibilidades educativas, incentivando o direito de escolha e acima de tudo, respeitando a criança como cidadã, protagonista neste processo.
É preciso considerar as refeições como um momento educativo e privilegiado para o desenvolvimento da autonomia, estimulando o despertar e o interesse por uma alimentação saudável, bem como mostrar aos familiares como a escola procede em relação a essa questão, uma vez que há uma interligação escola- criança-família.
PERÍODO DE DESENVOLVIMENTO:
A partir do mês de fevereiro de 2016, em constante desenvolvimento de acordo com as normativas que regem.
No dia 20/04/2023 realizamos no CEI um encontro com a Polícia Militar, onde fomos orientadas juntamente com a comunidade local e o grupo da Vizinhança